top of page
Buscar

Projeto Caixa Literária.

Atualizado: 27 de jul. de 2020


Um incentivo a leitura e escrita a crianças e adolescentes em período de pandemia.

O que é a Caixa Literária? Uma estratégia pedagógica para incentivo a cultura e desenvolvimento pedagógico para crianças e adolescentes em situação de distanciamento escolar devido à pandemia Covid -19.

Justificativa: devido ao distanciamento social causado pela Covid- 19 crianças e adolescentes se viram distantes do espaço escola. Em contrapartida as instituições educacionais apresentam dificuldades de manter contato virtual com seus educandos em situação de vulnerabilidade social,devido a falta de acesso a internet e plataformas de educação a distância.


Objetivo: A caixa literária é mais um elo de contato entre professores e educandos durante a pandemia; como forma de incentivo a cultura e processos pedagógicos durante o distanciamento social a fim de minimizar os efeitos negativos da pandemia no retorno as aulas presenciais . A caixa literária é dividida em processo de letramento, sendo a caixa literária “alfabetizando” para crianças que estão em processo de alfabetização; a finalidade desta caixa é incentivar o processo de alfabetização com jogos pedagógicos e propostas de incentivo a leitura e a escrita além do desenvolvimento de habilidades de corte e colagem.

A caixa literária infanto- juvenil destinada a menores já alfabetizados, tem por finalidade atividades de fomento a literatura e a escrita, o desenvolvimento de habilidades de reciclagem, auto conhecimento e gestão das emoções, visando o desenvolvimento integral de cada criança que adquirir a caixa literária.

“ Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz :” Veja!- e, ao falar aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. O seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente. E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria- que é a razão pela qual vivemos. Vivemos para ter alegria e para dar alegria. O milagre da educação acontece quando vemos um mundo que nunca se havia visto.”
Rubem Alves.
492 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page