top of page
Buscar

Projeto Político Pedagógico.

Atualizado: 26 de jul. de 2020

"Esta política pretende propor diretrizes a conduta pedagógica das atividades de ensino e aprendizagem, durante as aulas de acompanhamento escolar e reforço e escolar, e demais ações de pedagógicas do instituto, a fim de cumprir sua função pedagógica e política.

É político, no sentido de colaborar com compromisso da formação cidadã para um tipo de sociedade que visa diálogo aberto. É pedagógico, no sentido de criar ações educativas e as características necessárias junto a instituições de ensino regular a cumprirem seus propósitos e intencionalidade."

Projeto Político Pedagógico Instituo há Esperança.


Projeto_político_pedagógico_Instituo_h
Fazer download de • 510KB

Esta política pretende propor diretrizes a conduta pedagógica das atividades de ensino e aprendizagem, durante as aulas de acompanhamento escolar e reforço e escolar, e demais ações de pedagógicas do instituto, a fim de cumprir sua função pedagógica e política.

É político, no sentido de colaborar com compromisso da formação cidadã para um tipo de sociedade que visa diálogo aberto. É pedagógico, no sentido de criar ações educativas e as características necessárias junto a instituições de ensino regular a cumprirem seus propósitos e intencionalidade.

Histórico do projeto das aulas de reforço:

O projeto de aulas de reforço, intitulado como “além dos muros” é um subprojeto do instituto há esperança; onde em 2014 ao acompanhar a comunidade favelinha, localizada em São João de Meriti-RJ. Iniciamos em contra turno escolar aulas de acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Além da oferta qualificada no apoio escolar oferecemos um ambiente pedagógico que sirva de incentivo aos estudantes da região a continuarem o seu processo de aprendizagem. Fortalecendo os laços entre a escola e a comunidade através de projetos que dialoguem com a sociedade e as instituições de ensino regular. Além de servir como mais uma estratégia educacional mediadora no processo de ensino e aprendizagem.

Nosso papel não é, e nunca será a substituição da instituição formal de ensino, mas servir como um espaço de apoio pedagógico alternativo, orientando a comunidade de estudantes residentes das áreas periféricas a continuarem a caminhada de estudos sendo fortalecidos pelas ações afirmativas do Instituto .

Ao longo dos anos o Instituto há esperança por meio do projeto “além dos muros” vem contribuindo com o processo de formação de dezenas de crianças, adolescentes e mulheres; auxiliando famílias e escolas através de ações educativas que visam o fortalecimento da formação dos sujeitos na sua integralidade. Com aulas de reforço escolar, rodas de conversa, grupos de estudos, biblioteca comunitária e ações pontuais de distribuição de kits escolares; o projeto “além dos muros” do Instituto há esperança tem contribuído com a formação educacional de dezenas de educandos.

Equipe Técnica:

• Professores voluntários de educação básica, profissionais em geral da área da educação e áreas afim;

• Coordenação pedagógica: Tayana Leoncio, Viviane de Jesus e Yana Ferraz

• Psicóloga: Evelyn Dias

• Assistente social: Bianca Toscano


Metodologia:

• Reforço escolar: Trabalhamos a partir das demandas que o aluno trás da escola, auxiliando no dever de casa trazido da escola, sem acréscimo de conteúdo.

• Aulas em contra turno escolar duas vezes por semana.

Terça- feiras e quinta -feira das 9 às 11 horas

Terça e quinta-feira das 14 horas e 16 horas.

Sábado das 9 às 11 horas.

• Rodas de conversa: a cada bimestre reunimos mulheres para uma conversa dentro da temática da maternagem e do feminino.

• Grupos de estudo: Para mulheres jovens e adultas para prepará-las para provas do ENCCEJA.

Missão:

CONTRIBUIR com a vida escolar de educandos em situação de vulnerabilidade social; PROMOVER ações afirmativas que visam o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem; AUXILIAR instituições de ensino formais na mediação dos conteúdos programáticos a fim de dirimir a curva de desigualdade pedagógica existente no estado do Rio de Janeiro ; e APERFEIÇOAR a formação cidadã dos educandos dentro de uma perspectiva ética, humanística, interdisciplinar e integral.

Visão:

Ser um referencial de espaço não formal de educação, contribuindo com a formação cidadã de alunos e alunas do estado do Rio de Janeiro; oferecendo uma educação popular engajada na construção de uma sociedade mais justa.

Valores:

De acordo com PCNs, o Instituto Há Esperança através do projeto “além dos muros” versa como valor na sua prática pedagógica uma educação humanista, que tem o sujeito como protagonista no processo de ensino e aprendizagem; práticas que colaborem com a autonomia dos educandos; a democratização do ensino com responsabilidade social e ambiental; e a valorização da vida na sua diversidade.

Princípios legais:

A constituição Federal de 1988 expressa uma concepção bastante ampla de educação, concebendo-a como um processo que contribui para a formação do cidadão ativo, capaz de atuar, de forma autônoma e crítica, na construção da sociedade na qual convive. Desse ponto de vista, no ART 205, a CF-1988 concebe a educação, em termos gerais, como uma prática social que pode contribuir, de maneira efetiva, para a construção e o pleno exercício da cidadania ( BRASIL,1988). No que tange aos dispositivos informais de educação previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, Lei n. 9.394 no ART I, de 20 de dezembro de 1996:

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Ou seja, os processos organizativos da sociedade civil traduzem a possibilidade do conhecimento ser adquirido em outros espaços além do espaço institucional , traduzidos em espaços não formais de educação. Promovendo conteúdos da escolarização formal em espaços com perfil multidisciplinar.

Att, Equipe Gestora do Instituto Há Esperança.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page