Buscar

Projeto Político Pedagógico.

Atualizado: Jul 26

"Esta política pretende propor diretrizes a conduta pedagógica das atividades de ensino e aprendizagem, durante as aulas de acompanhamento escolar e reforço e escolar, e demais ações de pedagógicas do instituto, a fim de cumprir sua função pedagógica e política.

É político, no sentido de colaborar com compromisso da formação cidadã para um tipo de sociedade que visa diálogo aberto. É pedagógico, no sentido de criar ações educativas e as características necessárias junto a instituições de ensino regular a cumprirem seus propósitos e intencionalidade."

Projeto Político Pedagógico Instituo há Esperança.


Projeto_político_pedagógico_Instituo_h
Download • 510KB

Esta política pretende propor diretrizes a conduta pedagógica das atividades de ensino e aprendizagem, durante as aulas de acompanhamento escolar e reforço e escolar, e demais ações de pedagógicas do instituto, a fim de cumprir sua função pedagógica e política.

É político, no sentido de colaborar com compromisso da formação cidadã para um tipo de sociedade que visa diálogo aberto. É pedagógico, no sentido de criar ações educativas e as características necessárias junto a instituições de ensino regular a cumprirem seus propósitos e intencionalidade.

Histórico do projeto das aulas de reforço:

O projeto de aulas de reforço, intitulado como “além dos muros” é um subprojeto do instituto há esperança; onde em 2014 ao acompanhar a comunidade favelinha, localizada em São João de Meriti-RJ. Iniciamos em contra turno escolar aulas de acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Além da oferta qualificada no apoio escolar oferecemos um ambiente pedagógico que sirva de incentivo aos estudantes da região a continuarem o seu processo de aprendizagem. Fortalecendo os laços entre a escola e a comunidade através de projetos que dialoguem com a sociedade e as instituições de ensino regular. Além de servir como mais uma estratégia educacional mediadora no processo de ensino e aprendizagem.

Nosso papel não é, e nunca será a substituição da instituição formal de ensino, mas servir como um espaço de apoio pedagógico alternativo, orientando a comunidade de estudantes residentes das áreas periféricas a continuarem a caminhada de estudos sendo fortalecidos pelas ações afirmativas do Instituto .

Ao longo dos anos o Instituto há esperança por meio do projeto “além dos muros” vem contribuindo com o processo de formação de dezenas de crianças, adolescentes e mulheres; auxiliando famílias e escolas através de ações educativas que visam o fortalecimento da formação dos sujeitos na sua integralidade. Com aulas de reforço escolar, rodas de conversa, grupos de estudos, biblioteca comunitária e ações pontuais de distribuição de kits escolares; o projeto “além dos muros” do Instituto há esperança tem contribuído com a formação educacional de dezenas de educandos.

Equipe Técnica:

Professores voluntários de educação básica, profissionais em geral da área da educação e áreas afim;

Coordenação pedagógica: Tayana Leoncio, Viviane de Jesus e Yana Ferraz

Psicóloga: Evelyn Dias

Assistente social: Bianca Toscano


Metodologia:

Reforço escolar: Trabalhamos a partir das demandas que o aluno trás da escola, auxiliando no dever de casa trazido da escola, sem acréscimo de conteúdo.

Aulas em contra turno escolar duas vezes por semana.

Terça- feiras e quinta -feira das 9 às 11 horas

Terça e quinta-feira das 14 horas e 16 horas.

Sábado das 9 às 11 horas.

Rodas de conversa: a cada bimestre reunimos mulheres para uma conversa dentro da temática da maternagem e do feminino.

Grupos de estudo: Para mulheres jovens e adultas para prepará-las para provas do ENCCEJA.

Missão:

CONTRIBUIR com a vida escolar de educandos em situação de vulnerabilidade social; PROMOVER ações afirmativas que visam o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem; AUXILIAR instituições de ensino formais na mediação dos conteúdos programáticos a fim de dirimir a curva de desigualdade pedagógica existente no estado do Rio de Janeiro ; e APERFEIÇOAR a formação cidadã dos educandos dentro de uma perspectiva ética, humanística, interdisciplinar e integral.

Visão:

Ser um referencial de espaço não formal de educação, contribuindo com a formação cidadã de alunos e alunas do estado do Rio de Janeiro; oferecendo uma educação popular engajada na construção de uma sociedade mais justa.

Valores:

De acordo com PCNs, o Instituto Há Esperança através do projeto “além dos muros” versa como valor na sua prática pedagógica uma educação humanista, que tem o sujeito como protagonista no processo de ensino e aprendizagem; práticas que colaborem com a autonomia dos educandos; a democratização do ensino com responsabilidade social e ambiental; e a valorização da vida na sua diversidade.

Princípios legais:

A constituição Federal de 1988 expressa uma concepção bastante ampla de educação, concebendo-a como um processo que contribui para a formação do cidadão ativo, capaz de atuar, de forma autônoma e crítica, na construção da sociedade na qual convive. Desse ponto de vista, no ART 205, a CF-1988 concebe a educação, em termos gerais, como uma prática social que pode contribuir, de maneira efetiva, para a construção e o pleno exercício da cidadania ( BRASIL,1988). No que tange aos dispositivos informais de educação previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, Lei n. 9.394 no ART I, de 20 de dezembro de 1996:

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Ou seja, os processos organizativos da sociedade civil traduzem a possibilidade do conhecimento ser adquirido em outros espaços além do espaço institucional , traduzidos em espaços não formais de educação. Promovendo conteúdos da escolarização formal em espaços com perfil multidisciplinar.

Att, Equipe Gestora do Instituto Há Esperança.

1 visualização

© 2020 Por Diene Marinho | Crio Arte